O PRETO E BRANCO SEMPRE ACOMPANHARAM A TRAJETÓRIA DO FOTÓGRAFO OCTAVIO
CARDOSO QUE SEMPRE PREFERIU OS TONS CINZA À COR. MAS, POR CONTA DA TECNOLOGIA
DA CÂMERA DIGITAL, A COR FOI ENTRANDO NOS TRABALHOS DO ARTISTA, QUE ACUMULA
EXPERIÊNCIA EM TRABALHOS PUBLICITÁRIOS E NAS MATÉRIAS DIÁRIAS DO JORNAL DIÁRIO
DO PARÁ.
A PAIXÃO EM FOTOGRAFAR PAISAGENS E CENÁRIOS EM PRETO E BRANCO SEMPRE
FALOU MAIS ALTO E ISSO O FEZ CHEGAR EM SEU ATUAL TRABALHO DE SUCESSO, A
EXPOSIÇÃO “SILÊNCIO”, EM IMAGENS QUE FAZEM COM QUE AS PESSOAS SE DEIXEM LEVAR
PELA IMAGINAÇÃO.
HÁ ANOS OCTAVIO VEM EMPRESTANDO O SEU OLHAR PARA SELECIONAR E FOTOGRAFAR
DIFERENTES PAISAGENS, COM AS QUAIS SE RELACIONA. EM 2009, CARDOSO FOI
CONTEMPLADO COM A BOLSA DE PESQUISA EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA DO
INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ (IAP), QUANDO DESENVOLVEU O PROJETO “LUGARES
IMAGINÁRIOS”, EXPOSTO NO FOTOATIVA. COM IMAGENS TAMBÉM PERTENCENTES A ESSA SÉRIE,
RECEBEU, EM 2010, O PRÊMIO “DIÁRIO CONTEMPORÂNEO DE FOTOGRAFIA”, NA CATEGORIA
“BRASIL BRASIS”.
ESSE ANO ELE RESOLVEU MOSTRAR O TRABALHO QUE VEM DESENVOLVENDO DURANTE
ESSES ANOS, NO TOTAL 15 FOTOS DE PAISAGENS LEVAM OS TONS DE AZUL E VERMELHO. O
AZUL PREDOMINANTE É CATEGÓRICO. O VERMELHO, DRAMÁTICO, IMPÕE OPOSTAMENTE O
MESMO SENTIDO: A PROCURA PELO APURO ARTÍSTICO, SEM EXAGEROS. SEGUNDO O
FOTOGRAFO, ESSES EFEITOS FORAM FEITOS JUSTAMENTE PARA TIRAR A COR ORIGINAL ,
“PARA O CLIMA QUE EU QUERIA CRIAR NAS IMAGENS, NÃO ERA POSSÍVEL FOTOGRAFAR COM
SOL A PINO, JÁ QUE EU DISTORCIA O COLORIDO, MEXENDO NO FILTRO. PERCEBI QUE NO
CLARO NÃO FUNCIONAVA E QUE NO ESCURO ERA MELHOR”, DIZ.
“COM ISSO OCTAVIO CRIOU IMAGENS PARA SEREM REFLEXIVAS E QUE FAÇAM COM
QUE AS PESSOAS IMAGINEM AQUILO QUE ELAS QUISEREM.” TRATA-SE DE UM PEQUENO
REFÚGIO QUE EXIGE O TEMPO DA CONTEMPLAÇÃO, ATO CADA VEZ MAIS EM DESUSO. SÃO PAISAGENS
DE AUSÊNCIAS, UM NADA OU QUASE NADA, PARA VER, SENTIR, PENSAR ... EM SILÊNCIO”
FINALIZOU.
GRUPO: ANDRÉA FRANÇA
CHRISTIAN MACIEL
FERNANDO ARAÚJO
JEFERSON HOENISCH
Nenhum comentário:
Postar um comentário