Entrevista: Miguel Chikaoka

Por Anne Chantarllen e Leonardo Bruno


Paulista de Registro e erradicado em Belém, Miguel Chikaoka é graduado em engenharia na Universidade de Campinas (SP). Morou na cidade francesa de Nancy entre os anos de 1977 e 1979, frequentou a École Supérieure de Mécanique et Électricité, mas abandonou o curso antes de seu término. Quando retornou ao Brasil, em 1980, instalando-se em Belém, onde desenvolveu a atividade como fotojornalista. Idealizou a Fotoativa e é fundador da agência Kamara Kó, na qual desenvolve foto-reportagens e trabalhos de documentação sobre questões sociais e ambientais da Amazônia.


Como será o segundo semestre de 2013 para o Miguel Chikaoka? O que você tem em mente?

Bastante intenso, envolvido com projetos, ações e preparando os 30 anos de criação da Fotoativa. Entre os projetos e ações agendadas para o segundo semestre estão o Projeto Fototaxia, oficina de fotografia artesanal e digital entre outras.


De onde veio esse interesse pela fotografia?

Primeiro como possibilidade de dialogo entre o mundo interior-exterior, depois pelas possibilidades transversais e interdisciplinares quando se trabalha enquanto percurso a partir do mergulho na gênese do processo.


Você tem alguma foto que considere melhor ou preferida?

Não. 


Miguel Chikaoka por Miguel Chikaoka?

Aprendendo, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário